Nova Lei dos Condomínios de 2022
A nova Lei do Condomínio (Lei n.º 8/2022 de 10 de Janeiro) vem com muitas novidades e entrou em vigor no dia 10 de Abril. A Lei revê o antigo regime da propriedade horizontal e pretende clarificar algumas das questões relacionadas com os condomínios.
Uma das maiores mudanças é a declaração da existência de dívidas ao condomínio, uma medida que há muito é reivindicada por todos.
As Assembleias de Condomínios têm novas regras de funcionamento, os administradores terão novos poderes e também novas obrigações. Os condóminos passam também a ter novas obrigações perante os administradores.
Entrada em Vigor da Lei dos Atos Autênticos à Distância
É hoje, dia 4 de Abril, que entra em vigor, por um período de dois anos, a Lei dos Atos Autênticos à Distância, também conhecida por Lei das Escrituras à Distância, como já tínhamos abordado no Artigo relativo ao Serviço de Escrituras à Distância, que disponibilizámos ao público em Fevereiro de 2022 e onde explicamos como tudo se processa, em que plataforma se processa, como é feito o acesso e em que situações se processa (leia mais em Escrituras à Distância).
A partir de hoje, iremos dar início aos processos das Escrituras e DPA por Videoconferência, que já temos agendados, assim como outros Atos Autênticos, embora estejamos condicionados pelo facto de dependermos da plataforma informática do ministério, para efetivar os Atos. A plataforma informática do ministério ainda se encontra em fase de testes e correção de erros (bugs)... pelo que aguardamos por instruções para podermos avançar com esta nova realidade.
Compra e Venda de Imóvel
Bupi
Os titulares de propriedades localizadas dentro dos 19 concelhos abrangidos pelo BUPi podem identificar as suas propriedades online, em substituição de uma visita presencial a um balcão de atendimento.
Balcão Casa Pronta
O serviço Casa Pronta permite tratar de vários assuntos relacionados com a aquisição e registo de um imóvel, num só momento.
PÚBLICO
31 janeiro 2026
PÚBLICO — Pense bem, pense Público-
Autarca de Ferreira do Zêzere aponta falta de liderança ao Governo: “Ou gritamos e pedimos ajuda ou ninguém passa por aqui”
31 janeiro 2026Bruno Gomes, presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, aponta que aquele concelho continua com mais de 85% do território sem energia e comunicações após a tempestade Kristin.
-
Ataques israelitas em Gaza mataram mais de 20 palestinianos nas últimas 24 horas
31 janeiro 2026Israel bombardeou vários locais na cidade de Gaza e no campo de deslocados de Khan Younis um dia antes da abertura prevista da passagem de Rafah, que une o enclave e o Egipto.
-
Uns 75 milhões de dólares de puro nada. Melania chegou às salas
31 janeiro 2026Antecipado como flop, zombado na net, o documentário sobre a primeira-dama chegou a 3000 salas do mundo. Antecedido por uma procissão MAGA no agora denominado Kennedy Trump Center.
-
Empreendedora brasileira impulsiona loja de automóveis em Portugal
31 janeiro 2026Empresa fundada em 2020 pela arquiteta carioca Danielle Bispo cresce no Porto e atende principalmente a comunidade brasileira em Portugal.
-
Open da Australia: segundo Slam para Elena Rybakina
31 janeiro 2026Vitória da tenista cazaque sobre a número um mundial na final do Open da Austrália.
-
Narrativa de que estrangeiros obtêm nacionalidade numa hora em serviços do Estado é falsa
31 janeiro 2026Alguns vídeos que alegam que há imigrantes a comprar a nacionalidade em serviços do Estado “em apenas uma hora” mostram documentos que não são portugueses. Outros foram gravados há já vários anos.
-
Europa, Governo e autarquias: três níveis, uma resposta
31 janeiro 2026O Governo acompanhou no terreno a evolução da situação, interagiu com as autarquias afetadas e, em conjunto, estão a reagir. Espera-se agora que as instâncias europeias saibam estar à altura. Opinião de Paulo Cunha
-
Incêndios florestais na Patagónia geram críticas às medidas de austeridade de Milei
31 janeiro 2026Fogo na Patagónia já devastou uma área com o dobro do tamanho de Buenos Aires. Os apoios do negacionista Presidente da Argentina sofreram cortes e tardam a chegar, apesar do estado de emergência.
-
Tempestade sem liderança
31 janeiro 2026Persistir em modelos de comunicação lentos, centralizados e pouco empáticos é condenar-nos a repetir os mesmos erros. Opinião de Fernando Camelo de Almeida
-
Deslizamento de terras numa mina congolesa faz pelo menos 226 mortos
31 janeiro 2026As fortes chuvas estão a dificultar a transladação dos feridos, muitos em estado grave. O M23, a milícia apoiada pelo Ruanda que controla a zona, teme que o número de mortos venha a aumentar.



